O ADN da ideologia, cultura táctica, construção clara de jogo. Este é o novo Porto. Os intérpretes são praticamente os mesmos do ano passado, assusta porém pensar que com uma ou duas mudanças de peças no puzzle, uma equipa possa ser tão diferente. A bem da verdade, o Porto de Villas Boas (não é ele quem merece os parabéns) não é em nada diferente do Porto do malogrado Jesualdo Ferreira, saltando à vista no entanto, um novo velho nome/desejo/sonho de Pinto da Costa ( o grande mestre do futebol português): João Moutinho. Com ele numa equipa, o ritmo, a música é outra.
Varela, no mesmo lado de Álvaro Pereira, fazem uma lateral esquerda parecer uma verdadeira locomotiva. No lado direito, Hulk não defende mas ataca com uma força e magia inesgotável, tendo sempre as devidas compensações da raça e do querer quer de Fernando, quer de Raúl Meireles, quer de João Moutinho. Rúben Micael não será titular nesta equipa, por uma simples razão meramente casual: falta-lhe humildade. Meireles será claramente médio centro, tendo como pêndulo um homem chamado Fernando. Moutinho, esse, não é médio-centro, não é nada, sendo tudo. O vagabundo incansável que agora veste de azul.
Defensivamente, o Porto necessita de um lateral-direito e um central de classe mundial para se voltar a afirmar e, para mal do futebol em Portugal, voltar a estar anos consecutivos a vencer. Falcão é a ponta da lança, o homem da estocada final, do último tiro rumo ao extremínio que vai acontecer a muitas equipas que vão defrontar o FC Porto.
Hoje, para além do bom futebol, ganha quem está mentalmente preparado. A humildade, o suor e o querer são tão ou mais fortes do que a qualidade do futebol. O querer e a vontade ganham sempre as batalhas. E por isso, volto a repetir que infelizmente para o futebol português em geral, o Porto ganha mais do que os outros. O ADN está lá, enraizado. Qualquer treinador é campeão com Jorge Nuno Pinto da Costa. Odiado por uns, amado por outros, Pinto da Costa é diferente de tudo quanto passou por uma terra à beira-mar plantada, com o nome de Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário