quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Profeta Paul.

Paul, o Profeta, para os leigos o mais conhecido polvo à face da Terra, voltou a atacar. Desta vez, debruçou-se sobre o que lhe pareceu o Mundial de Futebol na África do Sul. A título de respeito, compete-me transcrever os seus 10 Mandamentos.


1º Mandamento.
Na montra estratosférica do Mundial, nem Ronaldo, nem Messi, nem Kaká, nem Rooney. Todos eles ambicionavam, legitimamente, serem reis e senhores do mundo. Porém, nenhum trespassou o termómetro da banalidade cruel de uma época longa de alta competição. Pagaram o preço. Depois do descanso, certamente voltarão em grande, mas tarde demais. O nome não chega para se ser sempre o melhor. Xavi e Iniesta S.A foi o melhor jogador do Mundial. Não basta seres o melhor, tens que ser o melhor todos os dias. Sneijder também está de parabéns, assim como Diego Forlán.
2º Mandamento.
As vuvuzelas são um atentado à paz interior. Nunca queira fazer música se não sabe o que a música significa. África no seu melhor. Há que respeitar, mas respeito geralmente significa silêncio.
3ºMandamento.
As Larrissas. O futebol é bonito pelas cores, despidas é certo, das suas bancadas. Digo-o porque todos gostamos de adeptas fanáticas. Se fosse um fenómeno vulgar, os estádios estariam sempre cheios.
4ºMandamento.
Pepe, Deco e Liedson são profissionais a aplaudir. Quem os convocou, quem os deixou ser convocados, desconvocou a verdadeira alma lusitana. Cristiano Ronaldo jamais teria terminado um jogo se eu fosse o treinador. Como se explica a ausência de Nuno Assis e de João Moutinho? Como se explica que Ruben Amorim, que até nem ia para aquelas bandas, de repente chegasse e jogasse no primeiro desafio?
5ºMandamento.
O beijo de Casillas personifica a maior das purezas da alma humana. Se és feliz ou estás feliz, grita isso para o mundo. Um exemplo a seguir.
6ºMandamento.
A arbitragem foi simplesmente uma tragédia. Não fosse o interesse financeiro por detrás das nomeações criteriosas e eu acreditava que é pura incompetência humana. Eu sei do que falo e os mais inteligentes que me lêem também sabem do que é que eu estou a falar.
7ºMandamento.
Desde 1982 que a melhor equipa, e digo com o melhor futebol, não erguia a Taça de Ouro. A Espanha mereceu e foi, felizmente, contra a história. A Holanda? Mereceu ser vice.
8ºMandamento.
O futebol é bonito porque às vezes também consegue ser justo. A França foi espectacularmente despejada, para milhões de justiceiros em todo o mundo. Ninguém se esquece que foram apurados com a mão do deus Henry.
9ºMandamento.
Gostei do Gana e do Uruguai. Respeitei a Alemanha. Adorei a Holanda, mas definitivamente, apaixonei-me pela Espanha.
10ºMandamento.
Afinal, Maradona não é Deus. Se perguntassem ao mundo quem seria campeão após a primeira fase, metade diria que iria ser a Argentina de Maradona. Eu sabia que não. Só quem não viu os jogos com olhos de ver é que diria que os alvi-celeste comandados por um deus poderíam ser mais fortes do que alguns diabos à solta.

Nenhum comentário: